Aprenda a buscar e priorizar o reino de Deus

“Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.” Deuteronômio 18:4

Às vezes você tem a impressão que são necessárias mais de 24 horas pra fazer tudo o precisa em um dia? Pois é. Embora essa tal “vida louca” e corrida seja uma realidade, sobretudo, devido ao pecado que nos rodeia (Hebreus 12:1), não deve ser desculpa para deixarmos de lado o que realmente importa para Deus.

No antigo testamento, encontramos inúmeras referências bíblicas sobre a prática de oferecer ao Senhor os primeiros produtos de seu trabalho. Embora contextualizada em um período em que os sacrifícios pessoais e sacerdotais eram necessários, uma vez que Cristo ainda não tinha vindo ao mundo, há um princípio interessante que ainda podemos observar: buscar e priorizar o reino de Deus em nosso dia a dia.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Começar o dia segundo seus próprios planos pode ser perigoso. Nem sempre as coisas saem como a gente planejou, e se a gente não coloca tudo diante do Senhor pedindo a Ele que dirija nossos passos e conduza nosso caminho, a ira e a frustração podem tomar o lugar de uma experiência de cuidado e livramento.

Talvez você desperte em cima da hora para ir ao trabalho. Sua agenda é super corrida, e quando termina suas atividades percebe já ser tarde da noite. Então, descobre estar cansada demais para orar. Quando tenta, não demora a perceber estar balbuciando coisas sem sentido, do tipo “obrigada Senhor por esse dia, me ajuda a ser alguém melhor porque meu cachorro não entende meu sofrimento…”. Isso quando não dorme no meio da oração. Se coisas desse tipo não te constrangem, é hora de rever suas prioridades, preferencialmente, com um plano de ação.

Testemunho pessoal

Preciso confessar: tenho problemas para acordar cedo. Sou lenta pela manhã, mas é incrível como pareço ganhar uma injeção de ânimo a partir das 16h! Meu relógio biológico sempre funcionou melhor na parte da tarde.

Minha semana também é corrida, talvez um pouco menos ou um pouco mais que a sua. Trabalho homeoffice. Começo por volta das 8h, concluo minhas atividades profissionais nunca antes das 18h. Tenho clientes dos mais diversos segmentos, e dos mais diferentes níveis de exigência e personalidade. Considerando esse cenário, decidi separar a manhã da segunda-feira para preparar os conteúdos deste blog e redes sociais. O reconhecimento da minha fraqueza em me inclinar para tantas outras coisas durante a semana me levou a buscar uma estrategia de priorizar esse trabalho no comecinho da semana. E o Senhor tem me ajudado até aqui.

Escola Bíblica Dominical (EBD) era um outro ponto de atenção. Demorou uns quatro anos após minha conversão para compreender a importância do despertar às 8h para ir à EBD. Dar aula então, nem me fale! Meu desejo de dormir um pouco mais anulava completamente a possibilidade de chegar ainda mais cedo que os demais. Para a glória de Deus posso dizer que isso mudou, não porque sou melhor que ninguém, mas porque Deus tem dado força pra essa dorminhoca que voz escreve.

E a oração? Bem, um tempo a sós com Deus pela manhã é precioso. Ao menos tente. Quando falhar no seu tempo de oração antes de sair de casa, ore no caminho. Feche os olhos no transporte público para evitar distrações e tenha seu tempinho com o Senhor. Se for dirigindo, não ligue o rádio. Lembre-se que você pode acessar a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Deus está perto daqueles que têm corações quebrantados (Salmos 34:18), ou seja, pessoas que reconhecem sua fragilidade. É nesse momento que Deus age, mostrando que não é pelas suas forças que as coisas acontecem. 

Se você tem dificuldades em priorizar as coisas do Senhor, seja oração, seja serviço ao próximo, seja serviço na igreja, peça sabedoria (Tiago 1:5) pois Ele pode te capacitar. 

Share

One comment

Deixe uma resposta