Conheça a origem da cebola e suas propriedades

A cebola é um alimento que surgiu na Ásia central sendo cultivado desde tempos antigos na China e na Índia – dois países que são grandes produtores do alimento até então. Em seguida, foi levada para a Pérsia e de lá se propagou pela Europa, África e restante do mundo.

Da família das aliáceas, plantas com bulbos, a cebola se caracteriza pelo sabor forte e ácido e por ser constituída de camadas. Muito utilizada em temperos, de acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), essa é a hortaliça condimentar mais consumida no mundo, e ainda possui pequenas doses de valores nutritivos.

Propriedades da cebola

A cebola é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce e previne contra alguns tipos de câncer. O produto também fornece minerais como sódio, fósforo, ferro e cálcio e contém vitaminas C e do complexo B.

Alguns dos seus benefícios que podem ser comprovados no tratamento de gripes e resfriados, a cebola protege as vias respiratórias e ajuda no controle de infecções, ajuda no tratamento de problemas estomacais e de coágulos sanguíneos. Entre suas formas mais comuns de consumo estão o preparo de saladas, acompanhamento de frituras, sopas, cremes, biscoitos e pães.

Somente durante o ano de 2016 entraram na CEAGESP 78.913 toneladas de cebolas, vindas de diferentes municípios do Brasil sendo grande parte dos seguintes locais: Cristalina (GO), Piedade (SP), Monte Alto (SP), Rio Paranaíba (MG), Juazeiro (BA) e São José do Rio Pardo (SP). Seu melhor período para oferta acontece entre os meses de março e junho. 

Com informações da Ceagesp

Share

Deixe uma resposta