Conheça os alimentos que contribuem para o bom humor

Comida e Humor_Maio2016

Comer é bom demais. Difícil encontrar alguém que não sinta prazer no ato de degustar uma comidinha bem saborosa. Aliás, ficar sem se alimentar por um período prolongado mexe com o humor de muita gente. A propósito: será que existem alimentos que influenciam no nosso humor?

De acordo com Mariana Nacarato, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a composição dos alimentos é capaz de influenciar na produção de neurotransmissores, como a serotonina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem-estar. Ou seja, existem alimentos que contribuem para o bom humor. Vamos descobrir quais são eles?

O carboidrato faz parte do principal grupo de alimentos ligados a esta questão. A falta do nutriente no organismo compromete a formação dos neurotransmissores, levando a alterações no humor. “É por isso que as dietas que restringem indiscriminadamente o consumo de pães, massas, biscoitos, arroz, batata, entre outros alimentos desta categoria, podem ter efeito contrário, resultando em compulsão alimentar e alterações psicológicas, como perda de autoestima e mudanças no temperamento”, explica a nutricionista.

Portanto, a sensação de bem-estar em relação à alimentação inclui comer sem culpa e de maneira equilibrada, ou seja, sem exageros. “Quando há um estresse envolvido no momento da refeição por proibição de alimentos ditos ‘vilões’, por exemplo, pode causar preocupação, ansiedade e sensação de privação”, conclui Nacarato.

Abaixo, a especialista destaca alguns nutrientes específicos que estão envolvidos diretamente com o bom humor e em quais alimentos encontrá-los:

  • Triptofano: aminoácido fundamental para o estímulo e produção de serotonina.

Onde encontrar: leite, queijos, peixes, soja, nozes e banana.

  • Carboidrato: auxilia o triptofano a atuar de forma eficiente na produção de serotonina.

Onde encontrar: pães, massas, biscoitos, batata e arroz.

  • Magnésio: mineral que age no hipocampo, uma parte do cérebro que controla o humor.

Onde encontrar: damasco ou figo secos, aveia e farinha integral.

  • Folato: pertence à família das vitaminas B e quando o nutriente está em falta no organismo, pode desencadear depressão e irritabilidade.

Onde encontrar: espinafre, brócolis e laranja.


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