Encontre a mulher virtuosa em você

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios 31:10

Quando se pensa em um descritivo bíblico da esposa ideal, o capítulo 31 do livro de Provérbios talvez seja o mais estudado de toda Escritura. Começando pela pergunta feita em Provérbios 31:10 até a conclusão do versículo 31, rapazes cristãos solteiros são orientados a pensar em sua futura esposa e nas características que deverão ser consideradas para encontrá-la, a partir dos ensinamentos deixados por uma mãe a seu filho. Mas e a moça, qual a sua responsabilidade no processo de ser achada? Como ser a mulher virtuosa?

A mulher virtuosa, ou seja, repleta de qualidades, se revela naturalmente aos outros por meio de suas palavras e atitudes. Seja pessoalmente, seja virtualmente, essa cristã compartilha uma vida guiada pelo Espírito Santo e, assim, dá fruto de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22). Não se trata de alguém perfeita, mas de alguém que reconhece humildemente a necessidade de seguir buscando ser melhor. Assim, ao buscar conhecer mais ao Senhor e cumprir sua vontade, ela segue conformando-se à imagem de Cristo, o que a faz ser alguém diferente (2 Coríntios 3:18). E aí os versículos 30 e 31 de Provérbios 31 finalizam com toda sabedoria a orientação da mãe de Lemuel para escolha de sua futura esposa afinal, sabemos que os homens se apegam ao que vêem, critério que, se tomado isoladamente, pode resultar em engano.

Há, ainda, alguns outros aspectos práticos a serem observados na caminhada por quem desejar ser uma mulher virtuosa. Para ser reconhecida como uma mulher de virtudes que se destaca dentre as demais (Provérbios 31:29), analise sua vida e busque no Senhor a sabedoria necessária para mudar tudo o que for necessário (Efésios 4:22-24;Romanos 12:2). Além disto, para ser achada, também é essencial permitir o acesso a você. Não se esconda atrás de comportamentos auto protetores tais como isolar-se em seu grupo de amigos ou expressando timidez excessiva ao ser apresentada a alguém. Ainda que nos tenham machucado no passado, não podemos nos fechar a ponto de impedir recomeços. Por mais distante que pareça, no Deus do impossível sempre é tempo de construir histórias com finais felizes.

Se você ainda não encontrou a mulher virtuosa em você, persiga esse alvo por amor a Deus, em primeiro lugar. Ele nos promete que ao buscarmos seu reino em primeiro lugar as demais coisas nos serão acrescentadas, todas necessárias para que os planos insondáveis do Senhor se cumpram em nossas vidas.

Somente quando você permitir ser internamente transformada pelo Espírito Santo terá condições de compartilhar de maneira genuína seu melhor lado com as pessoas. E é aí que doar seu tempo para ajudar quem precisa, ser tardia no falar, ter o coração movido para espalhar o Evangelho pelo mundo vai acontecer do jeito como uma mulher virtuosa deve ser.

Você já encontrou a mulher virtuosa na sua vida?

Leia também:

A Mulher Excelente — Como ser uma mulher de caráter cristão?

Share

Deixe uma resposta