Promessas de Deus

promessas_devocional_out2016

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada…” – II Pedro 3:9

*Por Diogo Henrique

Vivemos hoje em uma sociedade onde muitos fazem promessas que não cumprem; ou marcam conosco e não aparecem. Hoje está mais fácil encontrarmos pessoas que não cumprem com suas promessas do que os fiéis.

Mas mesmo que vivamos em uma sociedade difícil o que precisamos sempre lembrar é que existe um Deus que cumpre os seus compromissos. Por isso neste devocional gostaria de compartilhar somente três das inúmeras verdades a respeito das promessas divinas:

Deus não tem pressa. O nosso problema é que enxergamos tudo a partir da limitada perspectiva do tempo. Deus vê tudo do alto com a perspectiva completa, enxergando todos os fatos de uma vez. Ele não precisa correr porque tem o controle completo sobre o tempo. A questão é que para nós esta espera parece durar uma eternidade. Aqueles que se aprofundam no relacionamento com Deus aprendem a esperar com expectativa ao invés de preocupação. Precisamos aprender a confiar em Deus ao ponto que a nossa pergunta não será se irá acontecer, mas quando.

Deus nunca se esquece das suas promessas. Deus é sempre digno de confiança. Em Isaías 49:15 é reforçada esta ideia: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Então, não importa o tamanho de nossos problemas. O fato é que podemos ter a certeza de que Deus SEMPRE está conosco. Esta é uma das tantas promessas que nos fazem recordar do passado para que tenhamos esperança, no presente e no futuro.

As promessas de Deus estão ligadas ao contexto em que foram firmadas. Precisamos entender que nem toda promessa é para todo mundo. Ao lermos uma promessa bíblica, precisamos perguntar: A quem Deus está falando? Em quais circunstâncias ele fez esta promessa? Quem será afetado pela promessa? Esta promessa é universal ou Ele direcionou a promessa para uma pessoa ou grupo específico? Esta promessa é condicional? Este cuidado se faz necessário porque muitos em nossos dias acabam aplicando promessas exclusivas ao povo de Israel para a sua vida e acabam ficando frustrados quando elas não são cumpridas. Por isso, estas questões são importantes.

Que a nossa fé possa ser fortalecida e que sabendo isto possamos confiar cada vez mais na Palavra de Deus e no Seu amor para conosco.


*Diogo Henrique é pastor da Juventude da Igreja Batista Esperança

Originalmente publicado no boletim da IBE em setembro de 2016. Reprodução autorizada pelo autor.

Share

2 comments

Deixe uma resposta