Experimente essa receita de chá gelado de cascas de abacaxi

Um dia desses estava eu na feira quando cheguei na banca do abacaxi. O dono da banca, gentil e sorridente como de costume, disse que poderia descascar a fruta para mim, sem custo adicional. Aceitei de pronto afinal, sempre me esqueço de afiar as facas aqui de casa. 

Conforme ele ia executando o trabalho, cascas da fruta tropical iam ao chão. Naquele momento, uma senhora que estava ao meu lado foi logo me alertando:  

“Moça, você sabia que as cascas do abacaxi podem ser aproveitadas para fazer um delicioso chá gelado? Tudo se aproveita!”.  

De acordo com a World Resources Institute (WRI) Brasil, desperdiçamos anualmente 41 mil toneladas de alimento. Considerando que não tá fácil pra ninguém, na feira seguinte não exitei: pedi ao rapaz da banca que descascasse o abacaxi mas separasse as cascas, pois iria levá-las. Fiquei muito curiosa pra saber que sabor teria o tal do chá que, devido ao calor subsaariano que tem feito em São Paulo, com muita versatilidade, viraria um suco bem refrescante.

Chá gelado refrescante de cascas de abacaxi

  • Cascas de um abacaxi + miolinho do abacaxi, caso você não tenha o hábito de consumí-lo
  • 1 litro e meio de água

Preparo: coloque a água para ferver e quando isto acontecer, mergulhe as cascas do abacaxi e pedaços do miolinho da fruta nessa panela. Deixe ferver por cinco minutos. Desligue e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois, é só separar uma jarra ou garrafa reciclável, colocar na geladeira pra gelar e pronto! Eis uma bebida natural e refrescante! Se desejar, acrescente pedacinhos de gengibre e/ou hortelã para aumentar a refrescância. Também acrescentei umas gotinhas de adoçante.

Tem uma receitinha saudável bem prática, gostosa e que nos faz economizar? Compartilhe comigo!

Share

Deixe uma resposta