Conheça as carteiras digitais, nova modalidade de pagamento

Cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais usada lá fora (73%), seguido pela moeda local (69%) e pelo cartão de débito (45%). Em viagens domésticas, 39% dos entrevistados já se mostram dispostos a utilizar carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets

Em plena época de férias escolares (e, muitas vezes, familiares), a MindMiners, empresa especializada em big data, tabulou pesquisa sob encomenda do PayPal Brasil. Missão? Fazer uma ampla radiografia de preferências, costumes e preocupações dos brasileiros com relação aos serviços usados quando viajam pelo País e também internacionalmente.

Curiosamente, a pesquisa realizada entre os dias 12 e 18 de janeiro que ouviu turistas brasileiros das classes ABC e de todas as regiões do País, revelou uma adesão um tanto quanto expressiva para uma forma de pagamento que parece ter vindo pra ficar. Quando questionados sobre quais formas de pagamento os entrevistados levaram para sua última viagem a lazer internacional, o cartão de crédito foi o mais citado (73%), seguido pela moeda local (69%), pelo cartão de débito (45%) e pelos cartões pré-pagos (23%). A surpresa ficou por conta das carteiras digitais (e-wallets), citadas por 17% dos entrevistados. Os traveler’s checks foram opção para somente 5% dos brasileiros.

Mas, afinal, o que são carteiras digitais? As carteiras digitais são um tipo de pagamento móvel e online e permitem aos consumidores pagar suas contas sem a necessidade de utilizar dinheiro em espécie ou cartão. Ou seja, já é possível comprar estando apenas de posse de um celular!

Para Katya Mora, gerente de Atendimento MindMiners, a expressiva adesão ao novo método de pagamento indica uma tendência. “Alguns pontos de nosso estudo chamaram muito a atenção dos entrevistadores. Não imaginávamos, por exemplo, que as carteiras digitais já fizessem parte das opções de pagamento de tantos brasileiros. Há um mercado gigantesco em perspectiva para quem enxergar a mudança de paradigma que já estamos vivenciando” 

Ainda sobre a pesquisa, fora do Brasil o meio de pagamento mais usado para hospedagem, de acordo com os respondentes, foi o cartão de crédito (59%); outros 24% pagaram com dinheiro vivo; 12%, com cartão de débito; e 4%, via carteiras digitais. Já entre os turistas domésticos, o dinheiro vivo foi usado por 49% dos entrevistados; 36% preferiram os cartões de crédito; e 10%, os cartões de débito. As e-wallets também foram citadas por 4% dos entrevistados quando a pergunta foi sobre o meio de pagamento de pacotes de passeios no exterior. O líder nessa modalidade foi o cartão de crédito, com 47%, seguido por dinheiro em espécie (27%) e pelo cartão de débito (19%).

Eu pessoalmente ainda não aderi à esse novo meio de pagamento, mas penso que essa facilidade tem tudo para fazer sucesso. E você, o que pensa a respeito?

Share

Deixe uma resposta