Série: Contentamento na vida de solteiro

lone_woman_2menor

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!  Filipenses 4:4

Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.  João 15:11

Novembro mal começou e já lhe subiu um arrepio na espinha só de pensar: “o que responderei à minha família, no jantar de Natal, quando me questionarem, mais uma vez, porque ainda estou solteira?” ou, ainda, “Mais um ano novo sem saber quem abraçar durante a queima de fogos.” Bem, sabemos que esse cenário potencialmente desconfortável é mais comum do que se imagina. E é justamente por isso que queremos ajudar você e suas amigas a começarem a avaliar suas motivações, emoções e relacionamento com Deus para que aproveitem o período de festas em paz e com gratidão.

Confira a seguir o primeiro conteúdo da série de estudos sobre contentamento na vida de solteiro. Como um estudo, não deixe de ler os versículos recomendados. Que Deus lhe abençoe ricamente e traga ao seu coração a satisfação plena da vida eterna! 🙂

ps.: compartilhe com as amigas ❤


*Por Diogo Henrique

Fim de ano está chegando. Sei que esse costuma ser um período bem difícil para alguns jovens cristãos solteiros. Muitos devem imaginar como era Adão no Éden: Observando os pares dos animais, dando nomes a eles, mas sozinho. Devem então pensar naquela pergunta “totalmente agradável” que muitos recebem ou semanalmente de algumas “bênçãos” da igreja ou mesmo dos familiares nas festas de família: Mas ainda solteiro (a)?

Um outro grande problema de ser um jovem – e solteiro – é que muitos (e nisto eu incluo alguns jovens) acham que viver neste estado é como se Deus os abandonasse. Como se Deus escolhesse os casados para uma vida de felicidade, e deixasse os solteiros como em um purgatório, local de sofrimento. Mas se fosse assim, o Apóstolo Paulo e até mesmo Jesus viriam à Terra casados! Por isso, o que precisamos é não ouvir o que o mundo nos ensina sobre felicidade e sim o que Deus fala em Sua Palavra. Precisamos viver o plano de Deus e o chamado de Deus em seu corpo, quer esteja solteiro(a) ou casado(a).

O que precisamos é não ouvir o que o mundo nos ensina sobre felicidade e sim o que Deus fala em Sua Palavra. Precisamos viver o plano de Deus e o chamado de Deus em seu corpo, quer esteja solteira ou casada.

Minha sugestão para você que sofre com isso é começar orando sobre o assunto, sendo sincero com Deus, e decidindo deixar de lado os seus conceitos e ideias que muitas vezes são errados sobre a vida de solteiro. Para começar, observe comigo dois pontos importantes sobre o assunto.

Imagine você orando para que Deus lhe coloque alguém em seu caminho. Mas, conforme vai passando o tempo, você vai deixando a alegria do Senhor de lado, você acaba tirando o foco em Deus e colocando toda a sua atenção em uma busca frenética pelo futuro cônjuge. E até pior: Deus possivelmente até criou oportunidades para que rapazes cristãos se aproximassem, mas a sua cara tensa e irritada os afastou. Você tem duas opções: Ou viver emburrado, rabugento, reclamando sobre a vida de solteiro, ou pode usar ao máximo o tempo para buscar a felicidade em Deus, servindo uns aos outros. Não é porque você está solteiro(a) que você não pode ser feliz ou abençoado. De tanto focar em querer se casar, muitos perdem a oportunidade de viver plenamente esta fase.

Você tem duas opções: Ou viver emburrado, rabugento, reclamando sobre a vida de solteiro, ou pode usar ao máximo o tempo para buscar a felicidade em Deus, servindo uns aos outros.

Durante esta caminhada, dedique-se ao Senhor. Você só conseguirá viver de forma intensa se deixar com que a alegria, que faz parte do fruto do Espírito, encha a sua vida. Se você for se casar no futuro, aprenda a ser feliz agora como solteiro, pois o seu futuro cônjuge não poderá torna-lo feliz. A verdadeira felicidade é algo que somente o Senhor pode te dar. E, quando se casar, sabendo ser feliz em Jesus, você poderá construir um casamento excelente, onde cada um compartilha a felicidade que tem com o outro. E se você possui o dom de celibato (que é para poucos…), aprenda a viver intensamente e totalmente focado na obra do Senhor, com um coração cheio de felicidade, que é dádiva de Deus.

Para que você não ache que eu estou escrevendo por mim, vou compartilhar alguns versículos que fale sobre as promessas de Deus e que é possível ser feliz, quando temos o foco certo:

Filipenses 4:4 | João 15:11 | Salmos 34:8 | Isaías 30:18 | Eclesiastes 3:12 | 1 Pedro 3:14 | Salmos 28:7 | Salmos 16:8-9 | Romanos 15:13.

Espero que, ao lê-los, você dedique um tempo de oração e avalie: Como eu tenho caminhado e como a alegria do Senhor tem feito parte da minha vida?

Leia também:

Seja você a benção | Série contentamento na vida de solteiro


*Diogo Henrique é pastor da Juventude da Igreja Batista Esperança.

Share

5 comments

  1. Fabiana Miranda says:

    Aleluia….quero prosseguir vivendo essa realidade de descansar meu coração em ti, pois mais que constituir minha familia ao lado do meu amado, eu anseio por tocar mais e mais o coração do meu Pai e prosseguir em conhece-lo..Eu creio no poder do único Deus ao qual eu sirvo, amo e pertenço..Vale a pena ser fiel a ti Jesus…Te amo Abba! Obrigada pela doce e rica partilha 🙂

  2. Pingback: E os namorado?

Deixe uma resposta