Socorro bem presente

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16

Na era Google, temos acesso fácil e rápido ao que desejamos no momento mais conveniente para nós. A agilidade presente na tecnologia e que reflete, e muito, o imediatismo da nossa sociedade, me faz lembrar o quanto exigimos que as coisas aconteçam no mesmo ritmo de resposta de um buscador. E que muitas vezes se convertem em pedidos tipo “delivery” ao nosso Criador.

Em sua carta aos Hebreus, no capítulo 4 verso 16, Paulo destaca a confiança como condição para alcançarmos a misericórdia e a graça de Deus em meio a nossas necessidades. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), e a fé vem pelo ouvir a palavra (Romanos 10:17). Assim, como diria o profeta Oséias: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3.a).

Uma vez confiantes no Deus que ouve a súplica do justo (Tiago 5:16), podemos esperar com fé que seremos ajudados no momento oportuno. E o momento oportuno não significa, necessariamente, na hora em que desejamos, mas no tempo perfeito de Deus.

Como esperar no Senhor

Se você tem convicção de sua salvação pela fé em Jesus Cristo, mesmo que suas orações não tenham sido respondidas da maneira como desejava alegre-se, pois elas foram ouvidas! Pela misericórdia de Deus, o crente pode contar com o Espírito Santo que intercede por ele, levando a Deus tudo aquilo que sequer sabemos pedir (Romanos 8:26).

As ansiedades e medos que se levantam num período de espera nascem de nossa limitada perspectiva do tempo. Enquanto Deus conhece a história completa, considerando não apenas você como também os demais protagonistas do enredo, nós enxergamos apenas uma parte – e em geral, a nossa tão somente. Nesse sentido, aqueles que cultivam um relacionamento de intimidade com Deus, aprendem a esperar pelo futuro com expectativa ao invés de preocupação. 

Assim, não ande ansiosa(o); antes, ore confiantemente ao Senhor, reconhecendo sua soberania, infinita sabedoria e poder para cuidar de você em todo tempo (1 Pedro 5:7).

Leia também:

DesEsperando – como descansar e esperar no Senhor

Share

Deixe uma resposta