Solteiramente triste

Mulher cristã esperei com paciência no Senhor dicas

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

A mente humana é um verdadeiro mistério. Nossa capacidade ímpar de armazenar e compartilhar informações e a complexidade de comandos gerados a partir do nosso cérebro, intriga até os mais renomados pesquisadores. Tudo começa na mente, o que tem reflexos diretos em nossas escolhas e atitudes (Mt 15:18-20).

Na Bíblia, por diversas vezes, somos alertados sobre a importância de cuidarmos do nosso coração (mente). Com a nossa natureza corrupta e inclinada para o pecado, não é à toa que vemos tantas pessoas sofrendo com as chamadas doenças psicossomáticas e a depressão que, em casos extremos, põe fim a vidas cheias de potencial.

Conheço muitas mulheres cristãs solteiras que, no fundo no fundo, não estão satisfeitas com sua condição. A ansiedade e outros pecados que dominam suas mentes as entristecem, fazendo-as perder o foco e reduzindo as possibilidades de uma vida plena em Cristo. Sem contar com as pressões feitas por seus amigos e familiares que, mesmo não intencionalmente, podem piorar o processo.

Em meio a esse cenário complexo e por vezes difícil de administrar, separei  alguns lembretes de encorajamento pra você que espera no Senhor:

  • Aprenda lidar com as cobranças. Pois é minha irmã, sinto lhe dizer, mas será assim a vida toda… Se você está solteira, “deve se casar”. Se está casada, “deve ter filhos”. Se tem filhos, “deve ter netos.” Como cristãs, devemos nos lembrar que, independentemente de nosso status de relacionamento, há princípios bíblicos que devem ser buscados e praticados em nossa vida, pois todas nós, sejamos solteiras, casadas ou viúvas, estamos em processo de santificação (Rm 6:22). Cada fase de nossa vida apresentará um desafio diferente portanto, comece a exercitar desde já a temperança em relação às cobranças da vida. Espere com paciência no Senhor (Salmos 40:1).

 

  • Deus conhece suas necessidades melhor que você. Nem sempre aquilo que desejamos é aquilo que necessitamos, pois somos pecadoras e nosso coração é enganoso (Je 17:9). Foi Ele quem te criou e sabe exatamente aquilo que você necessita antes mesmo que você peça (Mt 6:8). Portanto, busque ser uma boa administradora de tudo o que o Senhor já lhe tem confiado (Mt 25:21), tendo uma atitude de gratidão e a certeza de que TODAS as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus (Rm 8:28).

 

  • Renove a sua mente. Um corpo saudável necessita de uma boa alimentação. Com a mente, não é muito diferente. É preciso nutrirmos nossos olhos e ouvidos com coisas verdadeiras, honestas, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e louváveis (Fp 4:8). Isso pode ser praticado com oração, leitura bíblica e iniciativas sociais como ajudando um necessitado e servindo na igreja local. E vale o reforço: tudo o que a gente vê e ouve contribui para o nosso pensar portanto, busquemos o que recomenda Paulo em Filipenses. E se algo que contraria esses princípios invadir a sua mente, lembre-se do fruto do Espírito, domínio próprio (Gl 5:23), confessando ao Senhor seus maus pensamentos e pedindo purificação para um viver santo.

 

  • Cultive relacionamentos de qualidade. Olhe ao seu redor. Desde seus familiares, até colegas de trabalho, vizinhos e demais pessoas de seu convívio. Perceba quantas pessoas Deus tem colocado no seu caminho. Não é por acaso. Ele é soberano, tem pensamentos superiores aos nossos (Is 55:8-9), e planos em todas as coisas. Então, valorize e cultive relacionamentos de qualidade com as pessoas ao seu redor sem esperar absolutamente nada em troca (nem namoro, rs). Com a prática do amor ao próximo, é certo que será grandemente abençoada.

 

  • Ser solteira tem grande valor para Deus. Paulo advertiu que a mulher solteira pode se dedicar às causas do Senhor enquanto a casada precisa dedicar parte de seu tempo para agradar o marido (1 Cor 7:34). Quando medito nesse versículo, penso que faz todo sentido quando as pessoas me dizem que se alguém não serve ao Senhor enquanto solteiro, depois de casado a coisa vai piorar. Assim, não perca mais tempo: busque já colocar em prática os dons e talentos que o Senhor confiou a você. E alegre-se: você pode estar no período mais frutífero de sua vida!
Share